Você está em: Catolicismo // 7 Perguntas aos católicos sobre a intercessão dos santos

7 Perguntas aos católicos sobre a intercessão dos santos

santos catolicosDoenças nos olhos (contra) – Santa Luzia e São Hervé.
Doenças nas pernas (contra) – São Servatius.
Doenças nos pés – São Roque e São Victor de Marseilles.
Doenças da pele (contra) – São Peregrine Laziosi, São Bartolomeu.
Doenças dos rins (contra) – São Albino.
Doenças do reto (contra) – São Fiacre.
Doenças nos seios doenças (contra) – Santa Ágata.
Enjôo do mar (contra) – São Elmo.
Eczemas (contra)– Santo Antônio , o grande.
Enxaqueca (contra) – São Gereon.
Emergências – São Expedito.
Epidemia (contra) – Santa Godberta.
Epilépcia (contra) – São Dymphna; São Vito.
Esterilidade (contra) – São Henry II
Furúnculo – Santo Antonio Abade.
Gripe (contra) – São Maurus.
Gota (contra) – São Maurice.
Hepatite- São Odilon.
Histeria – São Vito e São Columbago.
Hemorragia (contra ) – Santa Luzia.
Hemorroidas (contra) – São Fiacre.
Hérnia (contra) – São Conrado e São Drogo.
Histeria – São Vito e São Columbago.
Impotência (contra) – São Winwaloe e São Gummarus.
Infertilidade (contra) – Santa Rita.
Leprosos – São Lázaro e São Job.

Agora deixem-me fazer algumas perguntas:

O “São Lázaro” só ora pelos leprosos? Se, por exemplo, eu não tiver lepra, mas tiver uma doença nos rins, e rezar ao São Lázaro, ele não vai me atender?

Como o “São Lázaro” sabe dos pedidos de todos os milhares de fieis que rezam a ele nos quatro cantos do mundo, em todas as eras da humanidade e ao mesmo tempo, se ele não tem o caráter da onipresença? Por exemplo, se um católico na China estiver rezando a São Lázaro exatamente no mesmo momento em que um católico no Brasil, outro nos Estados Unidos e outro em Angola fazem exatamente o mesmo, quem é que São Lázaro vai atender? Se ele consegue atender todo mundo junto, como ele consegue estar nestes vários lugares ao mesmo tempo, e ouvir a todos estes simultaneamente, sem conceder a ele nenhum atributo divino de onipresença ou onisciência?

E se, enquanto o nosso São Lázaro intercede pelo católico chinês leproso, dez outros fiéis começam a rezar a este santo simultaneamente, o que ele faz? Como ele tem tempo para interceder especificamente pelos pedidos de cada um deles, sem deixar ninguém “para o final da fila”? Se a resposta for que o tempo no Céu é diferente do tempo daqui e por isso esse problema não existe, como podemos medir a correspondência entre o tempo na eternidade e o tempo daqui?

Quanto tempo um santo passa rezando pelos fiéis e quanto tempo ele passa fazendo outras coisas? Será que o santo não tem outra coisa a fazer a não ser ficar o dia inteiro intercedendo por cada um dos milhares de fiéis que a ele rezam? Ele ainda encontra tempo para curtir o Céu, para louvar, para conversar com os outros santos, ou fica o tempo todo intercedendo?

Como podemos ter certeza absoluta de que todos estes santos estão mesmo no Céu, se a Igreja Católica ensina que ninguém pode ter certeza da salvação?

Mesmo se os santos estivessem mesmo no Céu, como a Bíblia diz que “Davi não subiu aos céus” (At.2:34), e que “no além, para onde vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec.9:10)? Como que pode haver tanta intercessão no Céu, se não há qualquer conhecimento (das coisas que acontecem na terra), nem sabedoria (requisito necessário para uma intercessão bem feita), nem obras (e interceder é uma obra)? Note que o texto não está falando apenas do destino do corpo, mas do “além [Sheol]” (v.10), que os imortalistas dizem que é o local de ajuntamento das almas após a morte.

E, finalmente, a pergunta mais importante: será que orar ao Santo chamado Jesus Cristo, o Filho de Deus, não é suficiente para cumprir todos os ofícios de todos os outros santos? Será que eu, orando a Jesus, não seria atendido naquilo que seria atendido se rezasse ao São Lázaro? O que é mais eficiente: rezar ao santo ou orar direto a Jesus?

Aguardo ansiosamente as respostas católicas.

Autor: Lucas Banzoli (apologiacrista.com)

Share Button

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/admin/domains/palavradaverdade.net/public_html/site/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273