Você está em: Estudos Bíblicos, Relacionamento // Os perigos da Carência e suas possíveis consequências

Os perigos da Carência e suas possíveis consequências

II Timóteo 2:22 – Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

O ser humano foi criado para viver em sociedade, é impossível uma pessoa viver solitária e ser feliz. No Jardim do Éden já existia comunicação e diálogo entre a criatura e o Criador e depois do homem e a mulher.  O relacionamento é uma bênção de Deus, pois todo ser humano necessita de ATENÇÃO, CARINHO e DIÁLOGO. Quando uma pessoa não consegue suprir essas três necessidades ela começa a sentir CARÊNCIA (Necessidade de alguma coisa básica; falta, privação). É sobre esse assunto que desejo falar neste artigo, os perigos que a carência trás para a vida de uma pessoa.

carenciaSe a carência é a falta de necessidades básicas podemos começar este artigo afirmando que: Existem muitas pessoas que tem um desejo nobre dentro de si, mais que estão procurando em locais e até mesmo em pessoas erradas.

Li recentemente a seguinte frase: Uma pessoa carente procurando namorado é a mesma coisa que uma pessoa com fome entrar em um supermercado, ela vai pegar a primeira coisa de comer que ver pela frente. Acontece a mesma coisa com as pessoas que procuram alguém por carência! Ela não vai olhar racionalmente para a outra pessoa, mas como alguém faminto que deseja saciar sua necessidade a qualquer custo.

1º perigo: Agir por impulso movido simplesmente por carência – Se você parar para pensar quantas pessoas que você já namorou ou se relacionou que não tinha nada a ver com você é de se admirar. A carência quando não é controlada ela domina a mente da pessoa de uma forma que ela age por impulsos, e sem pensar nas consequências. É fácil perceber a frustração de algumas pessoas por terem  tomado certas decisões impensadas simplesmente pela oportunidade e desejo de saciar aquela falta de “carinho”, “atenção”,  ou “diálogo”.

Da mesma forma existem moças que a única coisa que desejavam era uma boa amizade com o sexo oposto e quando se passava o tempo para que ela conseguisse ter a atenção e o carinho daquela pessoa era preciso que primeiro ela deixasse ser tocada como mulher para assim ela obter o que esperava. A maioria dessas situações poderiam ser evitadas se os pais reservassem um pouco de atenção para os filhos orientando e ouvindo o que tem eles tem a dizer. Um pouco de carinho e elogios vindo dos pais é essencial para o reservatório emocional dos filhos.

As consequências de um ato impensado são terríveis e às vezes irrecuperáveis será preciso conviver para sempre. A batalha contra a carência começa na mente, se você conseguir dominá-la dificilmente cairá em suas armadilhas. Evite ficar muito tempo sozinho.  Redes sociais e internet são grandes aliados da carência, uma pessoa carente seja ela compromissada ou solteira tentará de alguma forma suprir suas carências seja desabafando, sexo solitário, e até mesmo chegar  a marcar um encontro com alguém,  que em sua maioria é um desconhecido. Faça amigos reais, procure ler bons livros, cultive um relacionamento contínuo com Deus, antes de tomar qualquer decisão pense nas consequências! Será que o lugar, a conversa, vai agradar a Deus? Ele é bem vindo onde você está e com quem você está?

Filipenses 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

2º Perigo: Buscar nas pessoas o que só é possível encontrar em Deus – Quando você coloca todas as suas expectativas em alguém você está se esquecendo que aquela pessoa é também ser humano igual a você, isto quer dizer que ela também é passiva de erros, ela poderá lhe fazer sofrer, ainda que seja sem querer. Não se pode cobrar de alguém aquilo que nem você mesmo pode fazer. A carência pode ser por um motivo pouco lembrado “A falta de Deus” o ser humano é tendencioso a viver segundo aquilo que lhe traz prazer “alegria para o coração” nessa busca incessante Deus é esquecido.

Salmos 42:7 – Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

Já disse o pensador cristão: Existe um vazio dentro do ser humano do tamanho de Deus. Esse vazio só pode ser preenchido pelo próprio Deus! Você pode achar alguma coisa da mesma dimensão, mais não da mesma profundidade. O dinheiro, fama, sucesso, sexo, poder não conseguem preencher o lugar de Deus.

Jeremias 2:13 – Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

Quando você beber em cisternas rotas (sexo, fama, dinheiro, poder, etc.) irá se sentir saciado por algumas horas até mesmo dias, mais saiba de uma coisa águas de cisternas não matam a sede, pelo contrário geram uma dependência, e é por este motivo que cada dia mais as pessoas estão quebrando seus princípios e vivendo uma vida desregradas em nome da auto realização, ostentando felicidade e bem estar, mais quando estão a sós não passam de pessoas que sofrem com a síndrome do pânico, depressão, precisam de remédios para dormi.  Exemplo disso muitos famosos que tem tudo a sua disposição acabam se suicidando ou morrendo de overdose. A carência da alma só pode ser saciada com a Água limpa e cristalina que só Jesus pode dar aqueles que desejam realmente dela experimentar.

João 4:10 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Vença a carência através do Espírito Santo, suportando ainda que em lágrimas por desejar muito aquilo que seus olhos e coração acreditam ser o melhor para suprir suas necessidades. Continue esperando em Deus, guardando seu coração nas mãos do Senhor.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Autor: Diego Ribeiro (Gospel Mais)

Share Button